Parque Natural do Faial

Criado em 2008, é missão do Parque Natural a conservação do magnífico património natural e a preservação da herança cultural de uma longa história de convivência entre o homem e a natureza, assentes num desenvolvimento sustentável e duradouro na ilha do Faial.

A diversidade do Parque Natural do Faial é alvo de admiração e fascínio pelos seus visitantes. Considerado, em 2011, pela Comissão Europeia um Destino Europeu de Excelência (EDEN), o Parque Natural está repleto de paisagens arrebatadoras, aves e plantas únicas e formações geológicas emblemáticas, tudo rodeado por um magnífico mar azul, puro e vivo.

A biodiversidade do Faial está bem patente nas 855 espécies de plantas vasculares que aqui podemos encontrar, 57 das quais são endémicas dos Açores, ou seja, que só existem no arquipélago. Os ecossistemas, nomeadamente a floresta Laurissilva, são habitats preciosos – a ele estão associadas espécies de fauna e flora únicos no mundo tais como aves, morcegos, artrópodes, entre outros.

O mar do Faial é um extraordinário mosaico de cores, sombras, cheiros, sons, silêncios e emoções, é emblemático nas formas de vida que suporta, como os cetáceos, as aves marinhas, os tubarões e todos os seus habitantes.

O Faial conta ainda com seis geossítios de assinalável geodiversidade: Caldeira, Graben de Pedro Miguel, Monte da Guia, Morro de Castelo Branco, Península do Capelo e Vulcão dos Capelinhos-Costado da Nau. De forma a proporcionar uma visita de qualidade aos seus visitantes, o Parque Natural dispõe de 13 áreas protegidas perfazendo 219 km2, sendo que 30 km2 são áreas terrestres e 189km2 são áreas marinhas, quatro centros de interpretação (o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Jardim Botânico do Faial, o Aquário e Estação de Peixes Vivos de Porto Pim e a Casa dos Dabney) dois centros de visitantes (a Casa do Cantoneiro e Casa de Apoio à Caldeira), e uma casa interpretativa (a Casa do Bote), além de dez trilhos pedestres oficiais, um trilho de acesso condicionado, dois circuitos interpretativos e um circuito de BTT.

Existe ainda uma vasta oferta de atividades e produtos disponibilizados pelos parceiros do Parque que vão desde as atividades náuticas como observação de cetáceos, mergulho, vela, passeios, etc., a terrestres como passeios pedestres com guia, de todo-o-terreno, a cavalo, além de alojamento e serviços.

Brochura Parque Natural do Faial

Atrações que vai
encontrar