Ver e Fazer

A ilha é o mar, é o seu porto de aventuras, de partida, mas também de chegada de imensos aventureiros que atravessam o Atlântico para conhecer a ilha azul.

É a terceira ilha mais habitada do arquipélago, com 14 994 residentes (segundo censos 2011). A ilha do Faial integra o Grupo Central e é o vértice mais a Oeste das chamadas “ilhas do triângulo”, em conjunto com São Jorge e Pico, da qual dista 6 km. O ponto mais elevado da ilha, aos 1043 m de altitude, está situado no Cabeço Gordo, na zona da Caldeira. 

Dispõe de um aeroporto com ligações regulares às restantes ilhas bem como ao continente português, sendo, no entanto, muito comum a chegada de barco à ilha, quer pelas ligações diárias que tem com as restantes ilhas do “triângulo”, ou através da sua marina.  

Horta é a sua cidade, principal centro urbano da ilha e uma das cidades mais cosmopolitas dos Açores.  A marina da Horta, inaugurada em 1986, é um dos portos de abrigo mais famosos do mundo. Com a instituição do modelo autonómico, a cidade da Horta tornou-se sede do Parlamento Regional dos Açores e acompanhou as alterações económicas regionais.